07/11/2010

DIA DA CIRURGIA
No dia da cirurgia, estava muito nervosa e com muito medo, afinal todos sempre diziam que a dor seria muito intensa e a recuperação horrível.
Entrei na sala de cirurgia, a equipe super descontraída, muito tranquilo também. Tomei anestesia peridural (na coluna região lombar/toráxica). Contudo, a anestesia não pegou! Continuei a sentir e mexer as pernas e pés, apenas um leve adormecimento. Eis que o anestesista me explicou que não poderia me dar uma nova anestesia daquelas e, então, ele me daria um sedativo para que eu dormisse. E assim aconteceu.

PÓS-CIRURGIA – HOSPITAL
Acordei da cirurgia uma hora e meia depois, na sala de recuperação, onde permaneci durante a madrugada e a manhã do dia seguinte. Não senti nenhuma dor no hospital! Raramente sentia uma fisgadinha, um repuxo... Mas não pude chamar isso de “dor”. Quando obtive alta hospitalar já saí com a sandália de Barouk. Caminhei somente da cadeira de rodas até entrar no carro e sempre com o pé pra cima.

PÓS-CIRURGIA – EM CASA
Logo que cheguei em casa, já subi escadas. Meu quarto fica na parte de cima, então tive que subir pra lá. Muito devagar, com ajuda e apoio, subi sem sentir nada. Quando deitei na cama, com travesseiros pra deixar o pé pra cima, só me levantei dali pra ir ao banheiro, que ficava bem perto. O repouso foi total nos quatro dias seguintes. E as dores?! NADA! Acredito que o repouso tenha sido fundamental para ausência de dor. Tomei antibiótico por 7 dias e antiinflamatório por 12 dias após a operação.

CURATIVOS
Ao completar 7 dias da cirurgia, retornei ao hospital para realizar curativo. As faixas e gases foram retiradas, a área limpada e um novo curativo foi feito. Não havia inchaço, nem estava roxo. Estava lindo, perfeito!
Depois, retornei aos 14 dias da cirurgia para retirar os pontos. Confesso: ESSA FOI A PIOR PARTE. Doeu muito a retirada de pontos, sangrou e ficou dolorido por horas. Mas, com paracetamol a dor foi sumindo e logo passou. Depois, nada de dores de novo. Somente depois da retirada de pontos que eu comecei a dar “passos maiores”; desci escadas, caminhei um pouquinho mais, sempre com apoio e com a sandália de Barouk. Sem os pontos, continuei com curativos em todo o pé e sem poder molhar o pé.
Aos 20 dias da operação fiz novo curativo. Dessa vez já sendo liberada para caminhar um pouco mais. Aqui começou a inchar bastante o pé, e ao retirar os curativos, notei que estava bem roxo, o médico disse que era absolutamente normal. A partir daqui, pude molhar o pé no banho, deixar sem curativo – colocando gase e atadura somente ao caminhar – para proteger a cicatriz do atrito com a sandália de Barouk. O médico também disse que essa sandália, deve ser usada por 6 semanas após a operação!
Agora, continuo sem nada de dores, somente um pouco inchado e roxo. Estou passando uma pomada (cataflan gel) para cicatrização, diminuição do inchaço e prevenção de inflamações. Estou muito feliz com os resultados e acredito que o principal fator pra eu não sentir nenhuma dor no pós-operatório foi o repouso total e absoluto até agora.
Hoje, 24 de setembro de 2010, faz 21 dias da operação, daqui duas semanas farei o RX para ver os parafusos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário